Mais de que milhões foram esquecidos nos bancos e estão aguardando saque!

Você pode ter valores esquecidos nos bancos para receber! Saiba agora como fazer sua consulta e aprenda a retirar estes valores!

Ainda é possível consultar se você tem algum valor a receber em bancos e em outras instituições e solicitar os valores.

Descubra se Você Tem Dinheiro Esquecido pra Receber

Sabia que pode ter dinheiro esquecido por aí no seu nome e nem imagina?

Isso acontece mais do que parece, e esse dinheiro, chamado de “valores a receber”, pode estar em contas antigas, créditos de programas como Nota Fiscal, seguros ou até heranças que nunca foram buscadas.

E a boa notícia é que dá pra consultar e resgatar tudo isso com alguns passos simples.

O que são esses valores a receber?

Esses valores são dinheiro ou créditos que ficaram parados por algum motivo. Pode ser, por exemplo, um saldo de uma conta bancária que você fechou e não sacou tudo, tarifas cobradas de forma errada por um banco, um benefício trabalhista ou previdenciário que você nem sabia que tinha direito, ou até mesmo devoluções de impostos.

Muita gente também encontra grana em programas como a Nota Fiscal Paulista ou créditos de ações judiciais.

No Brasil, um exemplo muito usado é o sistema do Banco Central, onde dá pra ver se você tem dinheiro esquecido em bancos. Mas tem outros jeitos de achar esse dinheiro, dependendo de onde ele tá guardado.

Como consultar se você tem dinheiro a receber?

Hoje, com a internet, ficou bem mais fácil descobrir se você tem algum valor a receber. Olha só os lugares onde você pode fazer essa consulta:

  1. Banco Central: Tem uma plataforma oficial pra conferir se você tem grana esquecida nos bancos. É só entrar no site ou app do Banco Central, colocar o CPF ou CNPJ e seguir os passos.
  2. Programas de Nota Fiscal: Vários estados têm programas como a Nota Fiscal Paulista. Se você costuma colocar o CPF nas notas, pode ser que tenha créditos esperando por você.
  3. Bancos e seguradoras: Vale dar uma conferida no banco onde você já teve conta ou em seguradoras que você contratou. Eles podem ter valores guardados em seu nome.
  4. Outras fontes: Dá pra checar também em sindicatos, escritórios de advocacia (se você tiver ganhado algum processo) ou previdências complementares.

O site para fazer a consulta é o valoresareceber.bcb.gov.br, e é preciso informar o CPF e a data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa.

Caso o resultado da consulta for positivo, é preciso solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas.

Se você tiver direito a algum valor, é preciso fazer login com sua conta “gov.br” para acessar o sistema.

Para valores de pessoa física, por causa do sigilo bancário, sua Conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Para valores de pessoa jurídica, é necessário ter uma conta “gov.br” com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador).

E como pegar esse dinheiro?

Resgatar os valores é bem tranquilo na maioria das vezes. Pelo Banco Central, por exemplo, você segue as instruções e transfere o dinheiro direto pra sua conta.

Já em programas estaduais, como a Nota Fiscal Paulista, é só pedir o crédito que ele vai pra sua conta bancária ou pode ser usado pra abater impostos.

Se for algo mais complicado, tipo uma herança ou dinheiro ligado a um processo judicial, talvez precise de ajuda de um advogado ou ir até algum órgão responsável com documentos.

Últimas Notícias - Há mais de R$ 8 Bilhões ainda estão "Esquecidos" nos Bancos 1

Como evitar deixar dinheiro esquecido?

Pra não perder a conta do seu próprio dinheiro, tente manter tudo organizado: atualize seus dados nas instituições financeiras, feche contas que não usa mais e fique de olho em benefícios que você pode ter direito.

Ah, e não esqueça de dar uma conferida nesses sistemas de tempos em tempos!

Procurar esses valores pode ser mais rápido do que parece, e é sempre bom encontrar uma grana extra pra dar aquele alívio no bolso. Bora conferir?

Cuidado com os golpes!

Não é preciso pagar nenhuma tarifa para resgatar os valores. Todo o Sistema de Valores a Receber do Banco Central é gratuito.

O Banco Central chama a atenção para o cuidado com golpistas, que se aproveitam da existência do serviço para obter dados pessoais e também quantias das pessoas.

Aplicativos e sites que prometem o resgate dos valores esquecidos em contas mediante pagamento de tarifa são fraudulentos.